O Centro de Formação Profissional Bezerra de Araújo (CFPBA) fundado em 1973 pela Enfermeira e professora Maria José Bezerra de Araújo, oferece cursos profissionalizantes e Ensino Médio. Conta com dois prédios na rua Viúva Dantas, nº417 e 501 essas edificações destinados às atividades escolares, com laboratórios, biblioteca, cantina, auditório e plataforma EAD. Os alunos podem contar com os serviços da Direção, Coordenação e Supervisão Pedagógica, Coordenação EAD, Orientação Educacional, Serviço de Psicologia, Setor de Eventos e Comunicação, Marketing, Call Center e Professores.

Hoje contamos com aproximadamente 2000 alunos, distribuídos nessa unidade de Ensino. O Centro de Formação Profissional Bezerra de Araújo (CFPBA) compreende as inquietudes do ser humano e procura promover o desenvolvimento do alunado de modo integral de forma que este se torne cooperador na transformação da sua realidade particular e da realidade social. A visão integradora dessas realidades se constrói por meio de uma metodologia que evidencie a interdisciplinaridade e que promova novas formas de interação e articulação entre diferentes áreas do saber.

A linha metodológica que foi inserida a partir de 2013, buscou aliar a prática pedagógica com os novos elementos da Educação. No Centro de Formação Profissional Bezerra de Araújo identificamos na prática docentes a presença de metodologias de ensino eleitas que transitam entre aulas diversificadas de exposição de conteúdo, projetos práticos individuais e de integração em grupo, seja em classe ou extraclasse e o fomento à pesquisa. A variedade de recursos empregados nas aulas reflete a preocupação do docente em construir formas distintas de ensinar, tendo em vista garantir a aprendizagem.

Disciplinas

O currículo do Centro de Formação Profissional Bezerra de Araújo, está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular que define os direitos e objetivos de Aprendizagem do Ensino Médio nas seguintes áreas do conhecimento por meio dos Eixos:

I – Linguagens e suas tecnologias
II – Matemática e suas tecnologias
III – Ciência da Natureza e suas tecnologias
IV – Ciências Humanas e Sociais aplicadas

Diferenciais

  • Material pedagógico próprio – O Centro de Formação Profissional Bezerra de Araújo (CFPBA) está preocupado em preparar-se a todo o momento para o mercado de trabalho e para vida. Compromisso com a atualização de materiais e recursos didáticos. Esse processo requer um estudo minucioso sobre as competências, as habilidades e as aprendizagens essenciais determinadas pela Base e pelos currículos locais para cada etapa da Educação. Exige também um longo processo de autoria, edição e preparação dos materiais e dos recursos atualizados, até que eles estejam prontos para serem utilizados em sala de aula como principais aliados do professor no desenvolvimento da prática pedagógica.

 

  • As tecnologias digitais –  Caminham junto com a nova Base Nacional Comum Curricular, desde as Competências Gerais até as habilidades e aprendizagens específicas de cada área. Investimos em soluções tecnológicas e conteúdo em formato digital, de forma a conversar com a realidade dos nossos alunos. Ambiente virtual de aprendizagem, videoaulas, apostila digital e vídeo conferencias são alguns exemplos de recursos tecnológicos que têm muito a agregar no processo de ensino e aprendizagem.

 

  • As Feiras e Projetos Pedagógicos – cada vez mais as feiras têm deixado seu caráter expositivo e demonstrativo, em nossas ações promovem investigações científicas. Essa é uma características muito importante para o processo de ensino e aprendizagem do aluno, que ganha autonomia e é protagonista de seu próprio conhecimento, como propõe a BNCC.